Em sua primeira edição, realizada excepcionalmente no formato online neste ano, de 18 a 20 de outubro, o Seafood Show Latin America CONNECT assumiu o compromisso não só de promover a integração do mercado do pescado da América Latina com os demais países, mas também de abranger toda a cadeia produtiva.
Depois do primeiro dia dedicado às políticas públicas e do segundo voltado à indústria e à sustentabilidade, o terceiro e último dia do evento teve como foco os principais canais de distribuição do pescado, o varejo e o food service.
A programação foi aberta por Gregory Ribeiro, da Euromonitor International, com um estudo sobre as tendências e oportunidades do varejo nacional, segundo o qual 65% dos brasileiros têm no pescado sua fonte preferida de proteínas.
Duas grandes redes de supermercados, o Carrefour, representado pela diretora Comercial das Peixarias, Meg Fellipe, e a H.E.B., pela gerente de Desenvolvimento de Negócios no México, Paola Alejandra, relataram suas experiências.
Meg focou sua apresentação na importância da rastreabilidade: “Nossa percepção como fornecedores de alimento é que cada vez mais a rastreabilidade deixa de ser um diferencial do produto para se tornar uma exigência do mercado”. Já Paola se concentrou em demonstrar as adaptações para atender os consumidores durante a pandemia. Marco Quintarelli, consultor em Varejo e Nutrição, fechou o painel com um estudo sobre as qualidades nutricionais do pescado.
Food Service
Pelo food service, canal bastante afetado pelo fechamento dos estabelecimentos na pandemia e que, agora, inicia uma recuperação, falaram Julian Gasparini, gerente de Compras da LivUp, Marcelo Fernandes, CEO da Gastronomia MF, e Edson Leite, cozinheiro e fundador da Gastronomia Periférica, uma bem-sucedida iniciativa de inclusão social por meio da gastronomia. “Nossa ideia é alimentar as pessoas com comida e conhecimento na mesma proporção”, disse Edson.
Em transmissão ao vivo do Equador, os chefs de cozinha de La Escuela de los Chefs, Daniela Valverde e Igor Burlutskiy, prepararam um prato típico daquele país à base de camarão, banana e cacau equatoriano. Eles destacaram questões importantes como o aproveitamento dos subprodutos do pescado e o papel da gastronomia como identidade nacional.
Pequenos produtores
O painel seguinte tratou do acesso dos pequenos produtores de pescado aos canais de comercialização. Felipe Weber, diretor-executivo da Aruanã Consultoria e consultor do Sebrae e APEX-Brasil, apresentou o Selo Arte, uma iniciativa para agregar valor ao produto do microempreendedor e ampliar seu mercado.
Falaram em seguida as também consultoras Sarah de Oliveira, da Lex Experts, e Fatima Merlin, da Connect Shopper. Sarah defendeu a importância da pesca em pequena escala para a segurança alimentar e a geração de renda. Já Fátima deu orientações sobre como o gerenciamento de categoria no ponto de venda ajuda a aumentar as vendas, mas destacou: “O pescado ainda tem uma necessidade grande de comunicação no ponto de venda sobre seus diferentes benefícios, tipos e usos”.
Aumento do consumo
Do varejo para a ponta da cadeia, o consumidor, o último painel do Seafood Show Latin America CONNECT apresentou cases de campanhas bem-sucedidas para aumentar o consumo de pescado. Aline Molina, da COMEPESCA, trouxe a experiência e os resultados da campanha Pesca con Futuro, no México. Jessica Feller, do SINDIPI, e Francisco Medeiros, da PeixeBR, detalharam o processo de duas recentes campanhas nacionais, a Semana do Pescado e a Coma Mais Peixe, respectivamente.
Em 2022
Idealizada pela Francal Feiras e a plataforma de conteúdo Seafood Brasil, em 2022 a Seafood Show Latin America está confirmada para acontecer de forma presencial, de 17 a 19 de outubro de 2022, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
O evento vai manter seu propósito de integrar toda a cadeia do pescado latino-americana e estimular os negócios nacionais e internacionais num período estratégico para o planejamento da alta demanda para as festas de final de ano e Semana Santa.
SERVIÇO
SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA CONNECT
Data: 18 a 20 de outubro
Inscrições GRATUITAS abertas até 14h de hoje, 20 de outubro, programação e informações AQUI
Promoção/Realização: Francal Feiras e Seafood Brasil
Patrocínio: SEBRAE
Patrocínio Master: CERMAQ e BRUSINOX
Patrocínio Ativação Conteúdo: PromPerú, SIAM Canadian, Alaska Seafood Marketing Institute, SALT, Biolan, Newsan e Aliança do Atum
Patrocínio Ouro: Illari, Ecosac, Natural Fish, Spring Valley Seafood, Produmar, Coinrefri, Oceano Seafood, Fernández, Pecepe, Pacific Freezing, Maris Pescados e Aquachile
Apoio: Apex-Brasil, Abipesca, Abrapes, Peixe BR, Instituto da Pesca, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Euromonitor International, ANR – Associação Nacional de Restaurantes, CamarãoBR, BaresSP, Abrasel e Sindipi
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