O cálculo de emissões de carbono nos eventos será realizado pela nova joint venture formada pelas empresas Dax Green e Tacet Vere
São Paulo, 19 de dezembro de 2022 – A Greener Preservation Token (GPT), plataforma de tokenização de ativos focados na pauta ESG fechou uma parceria inédita com a gigante de eventos Francal Feiras. Com a iniciativa, a plataforma vai poder compensar o carbono nos eventos da Francal e torná-los cada vez mais sustentáveis.
A previsão inicial é que a GPT atue como parceira nas 12 feiras organizadas pela Francal. O cálculo de emissões de carbono nos eventos será realizado pela nova joint venture formada pelas duas empresas Dax Green e Tacet Vere – startup-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela vai fornecer ferramentas que vão tornar possível contabilizar as emissões de gases do efeito estufa (GEE), de acordo com o GHG Protocol.
A Greener tem como objetivo manter a preservação de 530 mil hectares de florestas nativas nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Por isso, o presidente executivo, Gustavo Ene, classifica como importante a parceria. “Ela vai permitir estimular práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente em grandes eventos por todo o Brasil e, acima de tudo, demostrar a viabilidade e potencial da Greener”, explicou.
Diretor de Negócios da Francal Feiras, Fernando Ruas espera que a união se estenda aos parceiros da Francal. “A Greener tem uma garantia única no mercado, uma tecnologia inovadora, onde as pessoas sabem que estão comprando algo exclusivo e ajudando na preservação ambiental. Além de zerar nossas emissões, queremos proporcionar o acesso a este serviço para nossos clientes. Esperamos que usem nas suas operações, de uma forma facilitada, simples e com custo acessível”, declarou.
Greener – O token nasce da ideia de compensação de emissões de carbono para empresas, com foco na conservação de uma vasta área de floresta nativa, a plataforma utiliza metodologia desenvolvida para quantificar o volume de carbono estocado e permite às empresas interessadas darem os primeiros passos rumo ao ESG.
O uso da tecnologia do blockchain, voltado para o mercado cripto, faz com que todo o processo de compensação seja seguro, rápido e transparente. Logo, quem precisa compensar suas emissões adquire o token e na outra ponta os projetos sustentáveis têm a garantia de que serão mantidos, pois, além de rastreável, a Greener usa um sistema homologado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os ativos que dão lastro ao GPT contam com certificações da Suíça – Société Générale de Surveillance (SGS) em ESG, além de terem metodologia revalidada pela Ernst & Young e auditada pela PWC Brasil.
A Greener já pode ser adquirida por empresas que querem reforçar suas práticas sustentáveis por meio da plataforma https://begreener.io e já roda na Polygon – um protocolo que permite construir e conectar blockchains que sejam compatíveis com a rede Ethereum.
MAIS INFORMAÇÕES
LOURES CONSULTORIA
Luciana Ferreira
luciana.ferreira@loures.com.br
(11) 9.9610-6498
Marcos Araújo
marcos.araujo@loures.com.br
(11) 9.8634-6551
Amanda Marchini
amanda.marchini@loures.com.br
(11) 9.7080-6089