Operação ajuda a complementar oferta e fidelizar clientes, apontam Grupo Leonora e a Teca. Ambos estarão na Escolar Office Brasil, maior evento do setor para as Américas
São Paulo, julho de 2022 – O e-commerce brasileiro registrou faturamento recorde em 2021: R$ 161 bilhões, alta de 27% em relação ao ano anterior. As compras online receberam grande impulso da pandemia, somando ao isolamento social, mas nada indica que esse patamar será perdido. Pelo contrário, ainda segundo a Neotrust, nova alta é esperada em 2022, agora de cerca de 10%.
As papelarias, ainda que não estejam entre os setores mais visados – respondem por 2% das vendas do e-commerce – e têm surfado bem essa onda. Em janeiro deste ano, por exemplo, a receita online delas cresceu 38% em relação ao mesmo período de 2021. O desafio agora, claro, é manter o ritmo, e ir além da temporada de voltas às aulas.
Dois bons exemplos dessa tendência é o Grupo Leonora e a Teca Produtos de Papelaria – ambos estarão na Escolar Office Brasil, principal evento de produtos para papelarias, escolas e escritórios das Américas. As empresas, embora tenham como foco o fornecimento de material para outras papelarias, têm também investido no segmento B2C (negócio para o consumidor, na sigla em inglês). Para tanto, elas, que sempre foram bem sucedidas no mundo offline, lançaram ou catapultaram suas lojas digitais nos últimos anos.
“Não tínhamos e-commerce antes da pandemia. O projeto surgiu e ganhou velocidade nesse período”, afirma Túlio Rocha, gerente de e-commerce do Grupo Leonora. “Nossa operação, voltada tanto para empresas como para consumidores finais, segue se estruturando e crescendo, e nossa base de clientes aumenta todo mês”.
Já a Teca Papelaria, mesmo antes do surgimento da Covid-19, já estava reformulando sua loja online. “Quando a pandemia começou, estávamos no processo de renovação. Isso foi decisivo para nós em 2020 e 2021”, diz Thereza Christina Leopoldo e Silva, fundadora e CEO da empresa. “As vendas do e-commerce têm se reduzido nos últimos meses, o que é normal. Mas vemos a loja também como uma ferramenta de divulgação, como um catálogo de tudo que oferecemos. Contribui para fidelizar e acompanhar o público. O cliente, em vez de pontual, passa a ser recorrente”.
Rocha vai na mesma direção. Segundo ele, o cliente digital do Grupo Leonora quer a comodidade do autoatendimento e tende a fazer compras regulares. “A grande maioria são clientes novos, que não estavam na nossa base. Por isso, o e-commerce funciona como uma grande plataforma de venda incremental para o nosso negócio”, comenta.
No momento, a Teca tem trabalhado para agregar parceiros à sua loja, o que ajuda a diversificar a oferta e a manter um bom movimento ao longo de todo o ano. São produtos, como bolsas e mochilas, que complementam o portfólio próprio, formado por cadernos, agendas, bem como cartões de expressão social. “O e-commerce veio para ficar também no setor de papelarias. Mas demanda muito trabalho e só dá resultado quando é bem feito”.
A Escolar Office Brasil acontecerá entre os dias 31 de julho e 3 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizada pela Francal Feiras, em sua 34ª edição, ela contará com mais de 115 marcas expositoras, incluindo fabricantes e fornecedores de materiais escolares e de escritório, itens de arte e artesanato, mochilas, brinquedos, livros, presentes, artigos para organização e soluções tecnológicas. A expectativa é receber pelo menos 12 mil visitantes nos quatro dias de evento.
Escolar Office Brasil 2022:
Data: 31 de julho a 3 de agosto
Horário: das 11h às 20h (no dia 3/8, das 11h às 18h)
Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP)
Organização: Francal Feiras
Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui.
Apoio Institucional: ABIGRAF SP – Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo; ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem; ABFIAE – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ANPOP Brasil – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.
Protocolo de Segurança Sanitária
De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Mais informações para a imprensa:
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
11 3030-9463 | 11 3030-9404
imprensa@francal.com.br