O setor de cosméticos com ingredientes naturais é um dos principais que tem tido um crescimento substancial nos pedidos de certificação nos últimos anos
São Paulo, maio de 2022 – Mais saudáveis e ecologicamente corretos, os produtos orgânicos vêm ganhando projeção e sobretudo crescimento na comercialização. Dados do Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021, divulgados pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), indicam que houve aumento de 63% no consumo desse tipo de alimento em relação a 2019 no Brasil, por exemplo. Os produtos naturais de um modo geral também mostram crescimento e boa aceitação do público.
Na esteira desse balanço mais que positivo, as certificações crescem no mesmo ritmo, acompanhando o salto que esses produtos obtiveram nos últimos anos.
A certificação de produtos orgânicos é um instrumento, geralmente apresentado sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem, que garante que esses produtos foram produzidos de acordo com as normas e práticas da agricultura orgânica.
Portanto, o papel das agências certificadoras é fundamental nesse processo. Elas são credenciadas por um órgão autorizado que reconheça formalmente que uma pessoa ou organização tem competência para desenvolver determinados procedimentos técnicos de fiscalização da produção.
Marcas e produtos certificados, assim como empresas certificadoras, estarão presentes na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA,[KF1] que acontece de 8 a 11 de junho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo
Alexandre Harkaly, CEO da QIMA IBD Certificações, certificadora líder de produtos orgânicos da América Latrina, destaca que o setor de cosméticos com ingredientes naturais é um dos principais que tem tido um crescimento substancial nos pedidos de certificação nos últimos anos.
Da mesma forma, continua Harkaly, o de alimentos orgânicos também mostra crescimento considerável. “Embora cresça menos que o de produtos naturais, pelo fato deste ter uma regulamentação específica, a gente percebe aumento de demanda da certificação de alimentos orgânicos”.
O CEO da QIMA IBD explica que não existe legislação voltada para produtos naturais, o que acaba facilitando o lançamento de novas marcas e produtos.
No evento, o IBD terá um estande onde os técnicos da empresa estarão à disposição para informar o público sobre as várias certificações possíveis – orgânica e natural (esta última para cosméticos).
“Vamos informar no local sobre as certificações e sobre as auditorias necessárias, considerando os setores de alimentos, cosméticos, têxtil e insumos agrícolas”, adiantou Harkaly.
Para ele, a expectativa para a Feira é muito boa. “A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA é de longe a maior do Brasil e toda vez que ela cresce o IBD cresce junto”, afirma.
No Brasil desde 2001, a Ecocert Brasil oferece serviços de certificação, consultoria e treinamento em agricultura orgânica, cosméticos orgânicos e naturais, têxteis, entre outros.
Pelo movimento mais recente na Ecocert, houve crescimento na certificação de produtos como de olericultura (frutas, legumes e verduras), bebidas processadas, ovos, insumos agrícolas, grãos e erva mate, informa Alexandre Schuch de Oliveira, gerente geral da Ecocert Brasil.
Oliveira atribui o crescimento dessas certificações à preocupação envolvendo principalmente questões ligadas à sustentabilidade. “Acredito que os problemas climáticos e a tendência e destaque atual para o ESG (na sigla em inglês, Environmental, Social e Governance, ou Ambiental, Social e Governança) ou ainda a preocupação da sustentabilidade das operações e serviços que favorece, por exemplo, certificações que embasam os conceitos de sustentabilidade ambiental, além da preocupação social, são os pontos que devem ser considerados diante da maior procura pelas certificações”.
O gerente geral da Ecocert ressalta ainda que o câmbio favorável atualmente tem favorecido também o crescimento de outros produtos orgânicos para exportação e, consequentemente, seu impulso nas certificações. É o caso do café e do açaí, além da erva-mate já mencionada.
Na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA, a Ecocert também vai ter um estande próprio com uma equipe dedicada que poderá orientar sobre todos os selos (orgânicos e sustentáveis), bem como sobre os selos mais recentes, como o ROC, relacionado à agricultura regenerativa. Ainda sobre este tema, haverá uma palestra de certificação regenerativa ministrada pela especialista da Ecocert Consuelo Pereira.
Protocolo de Segurança Sanitária
De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social.
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH
Data: 8 a 11 de junho
Horário: 10h às 20h (dias 8 e 9, das 10h às 13h, exclusivo para lojistas e profissionais do setor)
Local: Pavilhão de Exposições Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1451, Santana, São Paulo)
Para mais informações, credenciamento gratuito e inscrição nos eventos, clique aqui.
Apoio: Organis, Instituto Brasil Orgânico, SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais), Academia da Nutrição by Equilibrium e Catálogo Nacional de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis.
Acompanhe as novidades do evento no site e nas redes sociais:
Instagram / Facebook / YouTube / LinkedIn
Sobre a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e a NATURALTECH
Realizada pela Francal Feiras, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA e a NATURALTECH são as principais feiras do setor de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet. Elas são realizadas simultaneamente e reúnem os principais players do mercado em mais de 120 horas de conteúdo sobre inovações, tendências e novidades do setor. Nas edições anteriores, os eventos receberam mais de 40 mil pessoas e apresentaram ao menos 1.200 lançamentos ao mercado.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone
Marcela Lage
Teresa Silva
Email equipe – imprensa@francal.com.br
www.2pro.com.br