EM SUA 15ª EDIÇÃO, FEIRA REFLETE O CRESCIMENTO CONSTANTE DA PRODUÇÃO ORGÂNICA BRASILEIRA E DA BUSCA DOS CONSUMIDORES POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.
De acordo com a IFOAM (Internacional Federation of the Organic Agriculture Movement), mais de 180 países produzem orgânicos. No mundo, 2,7 milhões de produtores orgânicos ocupam 58 milhões de hectares (1,2% das terras cultiváveis do planeta) e geram uma receita da ordem de US$ 90 bilhões por ano.
Só no Brasil, a produção orgânica faturou R$ 4 bilhões em 2018, sendo que US$ 130 milhões (R$ 480 milhões) vieram das exportações – um aumento de 10% sobre o ano anterior, segundo o ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável.
Este crescimento constante vem se refletindo na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, principal evento de negócios do setor na América Latina. A 15ª edição do evento, de 5 a 8 de junho, no Anhembi, registra incremento de 28% na área em comparação com 2018, e recebeu a adesão de mais de 40 novos expositores.
Fruto da visão empreendedora da Francal Feiras, que há 15 anos enxergou o potencial de um mercado consumidor preocupado com a sustentabilidade global, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA atrai um número cada vez maior de marcas que têm como diferencial o posicionamento em prol da sustentabilidade.
Ao longo destes anos, a feira se consolidou como plataforma de lançamentos e indicadora de tendências na produção e consumo de produtos orgânicos certificados: alimentos in natura e processados (sucos e bebidas, chocolates, leites, laticínios e ovos, mel e derivados, frutas, verduras e legumes, pães, massas, bolos, carnes e cafés, moda (biojoias, confecções, tecidos e acessórios), cosméticos e higiene (aromas e essências, cremes, xampus, sabonetes, tônicos, matérias-primas, maquiagem, produtos de limpeza em geral) e produção e serviços (insumos e fertilizantes, equipamentos e máquinas, certificadoras, editoras, consultorias, embalagens, transporte, energia solar, entre outros).
Todos os anos, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA é visitada por milhares de compradores (lojistas, supermercados, atacadistas, distribuidores, padarias, restaurantes, farmácias, perfumarias, hotéis, motéis, pousadas, spas, academias, clubes, clínicas, hospitais, indústrias, compradores internacionais e representantes comerciais) e demais profissionais, como nutricionistas, nutrólogos, terapeutas, chefs de cozinha e gastrólogos, produtores e fornecedores, além de um grande número de consumidores finais.
O perfil sustentável da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA fica ainda mais evidenciado pela realização simultânea com a NATURALTECH – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, maior evento brasileiro voltado ao segmento de produtos naturais e promoção da saúde.
A feira é aberta todos os dias a compradores e visitantes em geral, que podem adquirir produtos em pequenas quantidades diretamente dos produtores e fabricantes.
Além dos negócios realizados nos estandes, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA promove as Rodadas de Negócios, reuniões pré-agendadas e realizadas num ambiente reservado fora dos estandes. Em 2018, em conjunto com a NATURALTECH, as Rodadas renderam 399 reuniões entre 149 empresas expositoras e 19 compradores, com expectativa de quase R$ 16 milhões em negócios para os 12 meses seguintes.
Conteúdo
Fiel ao posicionamento da Francal Feiras de promover eventos que contribuam para o desenvolvimento dos setores em que atua, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA oferece uma programação ampla e diversificada a seus visitantes, com fóruns, seminários e palestras que visam a ampliar a experiência de profissionais e consumidores com o universo sustentável.
15º Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável (5 e 6 de junho): Nomes nacionais e internacionais trazem temas importantes para produtores orgânicos, empreendedores e investidores, com objetivo de ampliar os conhecimentos e expandir os negócios do segmento orgânico. Evento gratuito.
5º Encontro com Agricultores Orgânicos para o Fornecimento na Alimentação Escolar (6 de junho): Promovido pela AAO – Associação de Agricultura Orgânica, o encontro fala da importância dos alimentos orgânicos nas escolas, os métodos para sua introdução e os desafios encontrados. Juntos, produtores orgânicos, nutricionistas e participantes da causa discutem soluções para este crescimento. Evento gratuito.
2º Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais (6 e 7 de junho): Trata das novidades, desafios e benefícios de um mercado que não para de crescer, e desmistifica dúvidas quanto à durabilidade e qualidade destes produtos. Evento gratuito, é voltado para lojistas, indústrias, consumidores, maquiadores, esteticistas, massagistas e terapeutas, com curadoria da Bioart e Francal Feiras.
Ciclo de Palestras dos Expositores (5 a 8 de junho): Uma oportunidade para os lojistas e público geral da feira conhecerem mais detalhadamente os produtos dos expositores, por meio de apresentações e demonstrações. Evento gratuito.
Junto a estas atrações tradicionais, neste ano a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e a NATURALTECH trazem como novidade um evento integrado, também gratuito, que tem como foco principal apresentar os benefícios dos óleos essenciais para terapeutas, massagistas, profissionais e clientes das práticas integrativas. A curadoria é da By Samia e Francal Feiras.
Selo Viva Verde
Uma das novidades desta edição é a campanha Selo Viva Verde, uma iniciativa da Francal Feiras para engajar as empresas expositoras na realização de feiras mais sustentáveis. Por meio dela, a promotora convida os expositores a gerarem o mínimo possível de lixo e resíduos, criarem mecanismos que facilitem sua coleta e reciclagem por parte da organização, e pensarem nos utensílios que serão usados no suporte às demonstrações e degustações.
As empresas expositoras da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e a NATURALTECH receberam uma cartilha com orientações sobre como participar da campanha, e aquelas que se adequarem às boas práticas sustentáveis receberão o Selo Viva Verde para estampar em seus estandes, redes sociais, canais digitais e demais materiais promocionais.
Sobre a Francal Feiras
Maior promotora de capital nacional de eventos de negócios do País, a Francal Feiras acumula cinco décadas de experiência na promoção de feiras, atuando em 16 grandes segmentos da economia. Importante plataforma de conexão entre indústria e varejo, cada evento tem o propósito de fomentar e desenvolver seu respectivo mercado indo muito além da realização de negócios, com oferta ampla e variada de experiência, conhecimento, tecnologia, networking e soluções para o varejo. Com isso, a Francal Feiras (www.francalfeiras.com.br) aumenta a relevância de seus eventos de negócios transformando-os numa referência indispensável para profissionais que atuam em cada segmento.
SERVIÇO:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2019 – 15ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Evento simultâneo: NATURALTECH 2019 – 15ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde
Data: 5 a 8 de junho (quarta a sábado)
Horário: das 11h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)
Promoção/Organização: Francal Feiras
Colaboração: Nürnberg Messe
Patrocínio: Itaipu Binacional
Apoio Oficial: ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável; AAO – Associação de Agricultura Orgânica e Euromonitor International
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.biobrazilfair.com.br
Facebook: @BioBrazilFair
Instagram: @biobrazilfair
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bJ7RyfeDalQ&list=PLEyEmp-4o5vNHNfjssFM95nPo2vQ5LA7z
FEIRA DE NEGÓCIOS, COM ENTRADA GRATUITA
DIAS 5, 6, 7 E 8: ABERTOS AO
Data: 12/03/2019
Mais informações para imprensa:
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos
Luiz Carlos Franco / Jota Silvestre
ppagina@ppagina.com / redacao.jota@ppagina.com
Telefone (11) 5908-8214
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco
www.ppagina.com
Março/2019