O evento apresenta ampla gama de lançamentos, experiências e conteúdo, e contribui efetivamente para o fomento de negócios, networking, conhecimento e atualização de todos os atores de um dos setores mais dinâmicos da economia
Resumo da notícia
- Bio Brazil Fair | Biofach America Latina 2020, o maior encontro anual da América Latina entre quem produz, comercializa e consome alimentos, moda, cosméticos, produtos de higiene, serviços e tudo que se relaciona ao mercado orgânico, acontece de 17 a 20 de junho no Anhembi, São Paulo
- Setor de orgânicos teve faturamento de R$ 4,5 bilhões em 2019, crescimento entre 10% e 15% sobre o ano anterior
- Evento acompanha este crescimento constante e expandiu sua área de exposição em 256% entre 2013 e 2019. Visitação mais que dobrou no mesmo período
- Edição terá horário especial para compradores e profissionais do setor a fim de priorizar a geração de negócios com as empresas expositoras
- Rodadas de Negócios: reuniões reservadas e pré-agendadas entre expositores inscritos e compradores convidados com interesses comuns potencializam as negociações
- Práticas sustentáveis: consultoria de nutricionistas, gestão ambiental e premiações – selos Viva Verde e Clean Label – alinham ainda mais a feira ao mercado que ela representa
- Eventos integrados oferecem conteúdo e experiências que conectam consumidores e profissionais com o mercado orgânico.
Produtores, fabricantes, compradores, profissionais e consumidores se conectam ao mercado orgânico na Bio Brazil Fair | Biofach America Latina 2020, de 17 a 20 de junho, no Anhembi, em São Paulo.
Com mais de 15 anos de estrada, o evento se consolidou como o maior encontro anual na América Latina entre quem produz, comercializa e consome alimentos, moda, cosméticos, produtos de higiene, serviços e tudo que se relaciona aos produtos orgânicos.
Uma ampla gama de lançamentos, conteúdo, soluções e experiências contribui para o fomento de negócios, networking, conhecimento e atualização de todos os atores de um dos setores mais dinâmicos da economia mundial nos dias de hoje.
Mercado em ascensão
Ao longo de todos os anos em que abriu suas portas para o público final, a Bio Brazil Fair | Biofach America Latina colaborou significativamente para criar, disseminar e ampliar o consumo de produtos orgânicos entre a população.
Durante o evento, os compradores e visitantes profissionais conhecem novos fornecedores e lançamentos, enquanto os consumidores finais podem conversar com os expositores, tirar dúvidas, degustar e adquirir produtos em pequenas quantidades. A partir deste conhecimento e experiência, muitos deles se tornam consumidores assíduos de orgânicos e passam a buscar esta categoria de produtos no varejo que, por sua vez, aumenta a demanda junto aos fornecedores.
O balanço recém-divulgado pela Organis, entidade setorial dos orgânicos no Brasil, confirma esta constante expansão. Em 2019, o faturamento cresceu entre 10% e 15% sobre 2018 e atingiu a cifra de R$ 4,5 milhões. Considerando a volatilidade cambial, o resultado das exportações também foi bastante positivo: as 26 empresas associadas da Organis exportaram US$ 190 milhões (5% a mais que no ano anterior), desbravando novos mercados no exterior.
Ao mesmo tempo que reflete e alavanca o desenvolvimento do mercado, a Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, juntamente com a feira simultânea Naturaltech, acompanhou este movimento e cresceu 256% em área de exposição no período entre 2013 e 2019. A quantidade de visitantes mais que dobrou no mesmo período e superou os 44.000 na edição passada.
Um dos pilares da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, a geração de negócios ganha mais ênfase nesta edição. Agora, os compradores, lojistas, produtores, profissionais da saúde e demais profissionais do setor terão dois períodos exclusivos para visitar a feira. Confira:
Dias 17 e 18
Das 10h às 13h: Exclusivo para lojistas e profissionais do setor
Das 13h às 20h: Público em geral
Dias 18 e 19
Das 10h às 20h: Lojistas, profissionais do setor e público em geral
A Bio Brazil Fair | Biofach America Latina promove também as Rodadas de Negócios, um conjunto de reuniões individuais e pré-agendadas entre empresas expositoras inscritas e compradores convidados de todo o País. Esta aproximação potencializa a venda e possibilita a abertura de novos fornecedores para os lojistas, e de novos clientes para os expositores. Além disso, a escolha criteriosa dos compradores convidados e o cruzamento de seus interesses com as ofertas das marcas, agiliza e qualifica as negociações.
Sustentabilidade
Com o propósito de representar o mercado orgânico, a Bio Brazil Fair | Biofach America Latina adota um conjunto de práticas sustentáveis:
Curadoria: Nutricionistas contratadas pela feira analisam as fichas técnicas dos produtos expostos, verificam e orientam as marcas sobre a legislação e suas obrigatoriedades, como rótulos (inclusive em brindes) e o não-uso de aditivos proibidos (aspartame, bromato de potássio, benzoato de sódio, alguns tipos de corantes, entre outros).
Gestão Ambiental: Implementada há mais de uma década na Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, faz parte dos esforços para minimizar o impacto da feira no meio ambiente e na utilização de recursos naturais. Já na montagem que antecede o evento e durante sua realização e desmontagem, profissionais orientam os expositores, seus montadores e prestadores de serviço, visitantes e equipes de limpeza sobre a destinação correta dos resíduos.
Uma cooperativa de catadores cuida da coleta, triagem e destinação dos resíduos orgânicos e recicláveis, que se convertem em renda para seus associados. Na edição de 2019, foram encaminhados para reciclagem mais de 49 toneladas de resíduos sólidos, enquanto 14,5 toneladas de resíduos orgânicos seguiram para compostagem.
Selo Viva Verde: Criada na edição de 2019, a campanha engaja as empresas expositoras com a sustentabilidade em práticas como geração mínima de resíduos sólidos, adoção de mecanismos que facilitem a coleta e reciclagem por parte da organização, e utilização de utensílios recicláveis nas demonstrações e degustações de produtos. As empresas recebem previamente uma cartilha com orientações sobre a campanha, e aquelas que se adequarem às boas práticas sustentáveis recebem o Selo Viva Verde para estampar em seus estandes e canais digitais.
Selo Clean Label: Tendência mundial e novidade desta edição, a campanha reconhece os produtos das empresas que mantêm uma comunicação clara com os consumidores. Os expositores que optarem por se inscrever têm os rótulos de seus produtos avaliados pelas nutricionistas da feira, e aqueles se adequarem aos princípios da campanha – clareza de informações, ausência de aditivos proibidos e outros – são reconhecidas com o Selo Clean Label para divulgar em seus estandes e canais digitais.
Conteúdo e experiências
A Bio Brazil Fair | Biofach America Latina entrega uma grande quantidade de conteúdos e experiências que conectam seus visitantes com o mercado orgânico, promovem a atualização dos profissionais e colaboram para aumentar o conhecimento e a consciência dos consumidores:
Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável: Espaço para o debate sobre mercado, tendências e políticas públicas, por especialistas, representantes de entidades e de órgãos públicos do Brasil e do mundo.
Palestras Especiais: Renomados especialistas e celebridades adeptas aos produtos orgânicos transmitem sua experiência para o público.
Encontro com Agricultores Orgânicos para Fornecimento na Alimentação Escolar: O encontro discute a situação atual e os caminhos para democratizar a oferta dos orgânicos.
Espaço Thinking Green – Inovação, Econegócios e Novos Paradigmas: Destinado para a inovação, com presença de foodtechs, agritechs e fintechs do mercado orgânico e sustentável.
Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais: Tendências, moda e glamour com a companhia de personalidades e empreendedores. Eles acreditam que beleza e sustentabilidade caminham juntas, sim!
Ciclo de Palestras Expositores: Os lançamentos, tendências e soluções que podem ser encontrados e adquiridos nos estandes da feira.
Feira simultânea
O perfil sustentável da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina é reforçado pela realização simultânea com a Naturaltech – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, maior evento brasileiro voltado ao segmento de produtos naturais e promoção da saúde.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos 18 diferentes setores em que atua, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde realiza seus eventos.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
SERVIÇO:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2020 – 16ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Evento simultâneo: NATURALTECH 2020 – 16ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde
Data: 17 a 20 de junho (quarta a sábado)
Horários:
Dias 17 e 18
Das 10h às 13h: Exclusivo para lojistas e profissionais do setor
Das 13h às 20h: Público em geral
Dias 18 e 19
Das 10h às 20h: Lojistas, profissionais do setor e público em geral
ENTRADA GRATUITA
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)
Promoção/Organização: Francal Feiras
Colaboração: Nürnberg Messe
Apoio Oficial: ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável e AAO – Associação de Agricultura Orgânica
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.biobrazilfair.com.br
Facebook: biobrazilnaturaltech
Instagram: @biobrazilnaturaltech
Youtube: Bio Brazil Fair e Naturaltech
LinkedIn: biobrazilnaturaltech
Use a hashtag #BioBrazilFair
Mais informações para imprensa:
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos
Luiz Carlos Franco / Jota Silvestre
ppagina@ppagina.com / redacao.jota@ppagina.com
11 5908.8210
Março de 2020