Press Release

Brazil Conference & Expo, principal evento do mercado de
flores, frutas, legumes e vegetais, volta a ser realizado em São Paulo

Encontro, antes intitulado PMA Fresh Connections, vai reunir palestras, workshops, apresentação de novidades e oportunidade única para relacionamento

São Paulo, julho de 2022 – Os últimos meses exigiram muita capacidade de adaptação e resposta da indústria de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV). O setor foi impactado por fenômenos climáticos, escassez e aumentos nos preços de insumos e dificuldades logísticas, entre outros fatores. Ao mesmo tempo, o consumo desses produtos vem apresentando altos e baixos, apesar da maior preocupação das pessoas com saúde e bem-estar, essa indústria também viu o fortalecimento de canais de venda alternativos, como o e-commerce e o delivery, e novas práticas de marketing.

Passados dois anos, os players dessa indústria poderão voltar a se atualizar sobre desafios e oportunidades no único evento do país especializado na cadeia de fornecimento de hortifrutícolas e flores: a Brazil Conference & Expo, novo nome para o encontro setorial realizado por seis edições como PMA Fresh Connections. A edição de 2022 acontece no dia 30 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, sob realização da International Fresh Produce Association (IFPA) e promoção da Francal Feiras.

“É extremamente gratificante podermos retomar o formato presencial do nosso evento inteiramente dedicado ao FFLV. Nele, os elos da indústria de flores, frutas, legumes e verduras não são apenas coadjuvantes como em outras feiras e congressos. São os protagonistas, recebendo um dia de conteúdo altamente qualificado e tendo a oportunidade de realizar networking com os principais compradores e líderes do setor”, afirma Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da Brazil Conference & Expo.

A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições anteriores, realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal do food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.

Palestras e workshops

Na parte da manhã, a Brazil Conference & Expo oferecerá duas sessões de palestras com formadoras de opinião no setor de FFLV.  Elena Ozeritskaya, fundadora e diretora da consultoria Fresh Insight, compartilhará insights sobre tendências globais de marketing e novas demandas do consumidor, destacando casos de sucesso em inovação. Por sua vez, a brasileira Alessandra Fajardo, especialista em agronomia, abordará caminhos para a agroindústria enfrentar e resolver desafios de sustentabilidade, como aprimorar a produção, proteger o solo, conservar recursos hídricos e evitar o desperdício de alimentos.

Elena e Alessandra também comandarão workshops dinâmicos na parte da tarde, instigando as equipes de participantes a idealizar soluções para desafios contemporâneos do mercado de FFLV. As especialistas farão avaliações e dividirão conselhos para a viabilização dos projetos.

A exposição será aberta às 11h, sendo encerrada às 18h, quando haverá um coquetel de encerramento do evento. Além do novo nome, o encontro deste ano será marcado por ser o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brasil Conference & Expo.

“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.

Números do setor e potencial

Dimensões continentais, abundância de água, clima e solos propícios, uma cadeia de fornecimento robusta. Tudo isso favorece o posicionamento do Brasil como um grande produtor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV).

Em cultivo de frutas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, ficando atrás apenas da China e da Índia. A atividade ocupa mais de 2,5 milhões de hectares no país, gera cerca de 5 milhões de empregos e, em valor bruto, movimenta R$ 33,3 bilhões por ano, segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária). Contudo, o país exporta menos de 3% das 44 milhões de toneladas colhidas anualmente, o que dá uma dimensão do potencial para negócios.

Já o segmento de flores, formado por 8.300 produtores nacionais, movimentou aproximadamente R$ 8,5 bilhões em 2019 – quantia 8% superior ao do ano anterior, de acordo com dados da Euromonitor. O Brasil ocupa o oitavo posto entre os países que mais produzem plantas ornamentais no mundo, com 15.600 hectares de área cultivada.

“O produto interno é de excelente qualidade. As vendas nacionais e internacionais podem crescer significativamente com a disseminação de soluções digitais, programas de sustentabilidade, certificações e plataformas de conexão como a nossa. Quem produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui e fornece flores, frutas, legumes e verduras tem na Brazil Conference & Expo o ponto de convergência ideal”, assinala Valeska de Oliveira Ciré.

Serviço

Brazil Conference & Expo 2022

Data: terça-feira, 30 de agosto

Horário: das 08h às 19h

Local: Expo Center Norte (Salas Jaçanã e Cantareira)

Endereço:Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo

Mais informações e inscrições: www.freshproduce.com.br

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Sobre a IFPA – International Fresh Produce Association

A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais.

Informações para a imprensa:
2PRÓ Comunicação
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail equipe: imprensa@francal.com.br

logo-manifest-francal

TOGETHER WE ARE MORE

Because the force that drives us is to develop connections with everyone and for everyone.

In a unique collaborative process, we intensify the dialogue with business partners, and we understand that the best decisions are the ones we truly make together. 

We evolved in adversity and found innovative ways to keep communities connected. 

The bonds that unite us came out strengthened from the challenging journey we faced. 

Today we are one market, a vibrant and thriving ecosystem that fosters business, connects and generates value. 

TOGETHER WE ARE MORE BUSINESS

Because generating profitable and lasting business relationships is in our DNA.

With agile systems we propose to learn fast, advance and scale with a purpose.

The future is no longer the same as before, and our performance shouldn’t be either.

TOGETHER WE ARE MORE PRESENT

Because human beings are gregarious and the best relationships grow in close proximity.

We believe that today’s conversations prepare us for what we will be tomorrow.

No technology takes the place of the physical world in our hearts and minds.

TOGETHER WE ARE MORE KNOWLEDGE

Because, in physical or virtual, we create and encourage the connection of business communities.

Our purpose is to keep these communities connected, integrated and innovative.

TOGETHER WE ARE MORE CONNECTED

Porque, no físico ou no virtual, criamos e estimulamos a conexão de comunidades de negócios.

Nosso propósito é manter estas comunidades conectadas, integradas e inovadoras.

TOGETHER WE ARE MORE CAREFUL

Because our priority has always been and will continue to be the well-being of all people.

In an increasingly technological world, we are back to being more human.

We are looking for a new well-being for a new society.

Let’s not pause, let’s not rewind. We will continue advancing together, because only then will we be able to go further.

TOGETHER WE ARE MORE

Francal Feiras

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.