Press Release

Fornecedoras de material de papelaria aproveitam onda do e-commerce
para renovar lojas online

Operação ajuda a complementar oferta e fidelizar clientes, apontam Grupo Leonora e a Teca. Ambos estarão na Escolar Office Brasil, maior evento do setor para as Américas

São Paulo, julho de 2022 –  O e-commerce brasileiro registrou faturamento recorde em 2021: R$ 161 bilhões, alta de 27% em relação ao ano anterior. As compras online receberam grande impulso da pandemia, somando ao isolamento social, mas nada indica que esse patamar será perdido. Pelo contrário, ainda segundo a Neotrust, nova alta é esperada em 2022, agora de cerca de 10%.

As papelarias, ainda que não estejam entre os setores mais visados – respondem por 2% das vendas do e-commerce – e têm surfado bem essa onda. Em janeiro deste ano, por exemplo, a receita online delas cresceu 38% em relação ao mesmo período de 2021. O desafio agora, claro, é manter o ritmo, e ir além da temporada de voltas às aulas.

Dois bons exemplos dessa tendência é o Grupo Leonora e a Teca Produtos de Papelaria – ambos estarão na Escolar Office Brasil, principal evento de produtos para papelarias, escolas e escritórios das Américas. As empresas, embora tenham como foco o fornecimento de material para outras papelarias, têm também investido no segmento B2C (negócio para o consumidor, na sigla em inglês). Para tanto, elas, que sempre foram bem sucedidas no mundo offline, lançaram ou catapultaram suas lojas digitais nos últimos anos.

“Não tínhamos e-commerce antes da pandemia. O projeto surgiu e ganhou velocidade nesse período”, afirma Túlio Rocha, gerente de e-commerce do Grupo Leonora. “Nossa operação, voltada tanto para empresas como para consumidores finais, segue se estruturando e crescendo, e nossa base de clientes aumenta todo mês”.

Já a Teca Papelaria, mesmo antes do surgimento da Covid-19, já estava reformulando sua loja online. “Quando a pandemia começou, estávamos no processo de renovação. Isso foi decisivo para nós em 2020 e 2021”, diz Thereza Christina Leopoldo e Silva, fundadora e CEO da empresa. “As vendas do e-commerce têm se reduzido nos últimos meses, o que é normal. Mas vemos a loja também como uma ferramenta de divulgação, como um catálogo de tudo que oferecemos. Contribui para fidelizar e acompanhar o público. O cliente, em vez de pontual, passa a ser recorrente”.

Rocha vai na mesma direção. Segundo ele, o cliente digital do Grupo Leonora quer a comodidade do autoatendimento e tende a fazer compras regulares. “A grande maioria são clientes novos, que não estavam na nossa base. Por isso, o e-commerce funciona como uma grande plataforma de venda incremental para o nosso negócio”, comenta.

No momento, a Teca tem trabalhado para agregar parceiros à sua loja, o que ajuda a diversificar a oferta e a manter um bom movimento ao longo de todo o ano. São produtos, como bolsas e mochilas, que complementam o portfólio próprio, formado por cadernos, agendas, bem como cartões de expressão social. “O e-commerce veio para ficar também no setor de papelarias. Mas demanda muito trabalho e só dá resultado quando é bem feito”.

A Escolar Office Brasil acontecerá entre os dias 31 de julho e 3 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizada pela Francal Feiras, em sua 34ª edição, ela contará com mais de 115 marcas expositoras, incluindo fabricantes e fornecedores de materiais escolares e de escritório, itens de arte e artesanato, mochilas, brinquedos, livros, presentes, artigos para organização e soluções tecnológicas. A expectativa é receber pelo menos 12 mil visitantes nos quatro dias de evento.

Escolar Office Brasil 2022:

Data: 31 de julho a 3 de agosto

Horário: das 11h às 20h (no dia 3/8, das 11h às 18h)

Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP)

Organização: Francal Feiras

Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui.

Apoio Institucional: ABIGRAF SP – Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo; ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem; ABFIAE – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ANPOP Brasil – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.

Protocolo de Segurança Sanitária

De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Mais informações para a imprensa:
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
11 3030-9463 | 11 3030-9404
imprensa@francal.com.br

logo-manifest-francal

TOGETHER WE ARE MORE

Because the force that drives us is to develop connections with everyone and for everyone.

In a unique collaborative process, we intensify the dialogue with business partners, and we understand that the best decisions are the ones we truly make together. 

We evolved in adversity and found innovative ways to keep communities connected. 

The bonds that unite us came out strengthened from the challenging journey we faced. 

Today we are one market, a vibrant and thriving ecosystem that fosters business, connects and generates value. 

TOGETHER WE ARE MORE BUSINESS

Because generating profitable and lasting business relationships is in our DNA.

With agile systems we propose to learn fast, advance and scale with a purpose.

The future is no longer the same as before, and our performance shouldn’t be either.

TOGETHER WE ARE MORE PRESENT

Because human beings are gregarious and the best relationships grow in close proximity.

We believe that today’s conversations prepare us for what we will be tomorrow.

No technology takes the place of the physical world in our hearts and minds.

TOGETHER WE ARE MORE KNOWLEDGE

Because, in physical or virtual, we create and encourage the connection of business communities.

Our purpose is to keep these communities connected, integrated and innovative.

TOGETHER WE ARE MORE CONNECTED

Porque, no físico ou no virtual, criamos e estimulamos a conexão de comunidades de negócios.

Nosso propósito é manter estas comunidades conectadas, integradas e inovadoras.

TOGETHER WE ARE MORE CAREFUL

Because our priority has always been and will continue to be the well-being of all people.

In an increasingly technological world, we are back to being more human.

We are looking for a new well-being for a new society.

Let’s not pause, let’s not rewind. We will continue advancing together, because only then will we be able to go further.

TOGETHER WE ARE MORE

Francal Feiras

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.