Press Release

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA terá presença de diversas empresas de certificação de produtos orgânicos, cujo crescimento acompanha o mesmo ritmo do setor

O setor de cosméticos com ingredientes naturais é um dos principais que tem tido um crescimento substancial nos pedidos de certificação nos últimos anos

São Paulo, maio de 2022 – Mais saudáveis e ecologicamente corretos, os produtos orgânicos vêm ganhando projeção e sobretudo crescimento na comercialização. Dados do Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021, divulgados pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), indicam que houve aumento de 63% no consumo desse tipo de alimento em relação a 2019 no Brasil, por exemplo. Os produtos naturais de um modo geral também mostram crescimento e boa aceitação do público.

Na esteira desse balanço mais que positivo, as certificações crescem no mesmo ritmo, acompanhando o salto que esses produtos obtiveram nos últimos anos.

A certificação de produtos orgânicos é um instrumento, geralmente apresentado sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem, que garante que esses produtos foram produzidos de acordo com as normas e práticas da agricultura orgânica.

Portanto, o papel das agências certificadoras é fundamental nesse processo. Elas são credenciadas por um órgão autorizado que reconheça formalmente que uma pessoa ou organização tem competência para desenvolver determinados procedimentos técnicos de fiscalização da produção.

Marcas e produtos certificados, assim como empresas certificadoras, estarão presentes na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA,[KF1]  que acontece de 8 a 11 de junho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo

Alexandre Harkaly, CEO da QIMA IBD Certificações, certificadora líder de produtos orgânicos da América Latrina, destaca que o setor de cosméticos com ingredientes naturais é um dos principais que tem tido um crescimento substancial nos pedidos de certificação nos últimos anos.

Da mesma forma, continua Harkaly, o de alimentos orgânicos também mostra crescimento considerável. “Embora cresça menos que o de produtos naturais, pelo fato deste ter uma regulamentação específica, a gente percebe aumento de demanda da certificação de alimentos orgânicos”.

O CEO da QIMA IBD explica que não existe legislação voltada para produtos naturais, o que acaba facilitando o lançamento de novas marcas e produtos.

No evento, o IBD terá um estande onde os técnicos da empresa estarão à disposição para informar o público sobre as várias certificações possíveis – orgânica e natural (esta última para cosméticos).

“Vamos informar no local sobre as certificações e sobre as auditorias necessárias, considerando os setores de alimentos, cosméticos, têxtil e insumos agrícolas”, adiantou Harkaly.

Para ele, a expectativa para a Feira é muito boa. “A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA é de longe a maior do Brasil e toda vez que ela cresce o IBD cresce junto”, afirma.

No Brasil desde 2001, a Ecocert Brasil oferece serviços de certificação, consultoria e treinamento em agricultura orgânica, cosméticos orgânicos e naturais, têxteis, entre outros.

Pelo movimento mais recente na Ecocert, houve crescimento na certificação de produtos como de olericultura (frutas, legumes e verduras), bebidas processadas, ovos, insumos agrícolas, grãos e erva mate, informa Alexandre Schuch de Oliveira, gerente geral da Ecocert Brasil.

Oliveira atribui o crescimento dessas certificações à preocupação envolvendo principalmente questões ligadas à sustentabilidade. “Acredito que os problemas climáticos e a tendência e destaque atual para o ESG (na sigla em inglês, Environmental, Social e Governance, ou Ambiental, Social e Governança) ou ainda a preocupação da sustentabilidade das operações e serviços que favorece, por exemplo, certificações que embasam os conceitos de sustentabilidade ambiental, além da preocupação social, são os pontos que devem ser considerados diante da maior procura pelas certificações”.

O gerente geral da Ecocert ressalta ainda que o câmbio favorável atualmente tem favorecido também o crescimento de outros produtos orgânicos para exportação e, consequentemente, seu impulso nas certificações. É o caso do café e do açaí, além da erva-mate já mencionada.

Na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA, a Ecocert também vai ter um estande próprio com uma equipe dedicada que poderá orientar sobre todos os selos (orgânicos e sustentáveis), bem como sobre os selos mais recentes, como o ROC, relacionado à agricultura regenerativa. Ainda sobre este tema, haverá uma palestra de certificação regenerativa ministrada pela especialista da Ecocert Consuelo Pereira.

Protocolo de Segurança Sanitária

De acordo com o Decreto Municipal de São Paulo nº 61.307, de 13/05/2022, a apresentação de comprovante vacinal não é mais necessária, mas todos os participantes serão submetidos à aferição de temperatura para acesso ao evento. Pessoas que apresentarem temperatura corporal acima de 37,5 graus deverão comprovar teste negativo para Covid-19. O teste PCR poderá ser feito na hora, pago pelo visitante. A organização disponibilizará álcool em gel e reforçará a higienização das áreas comuns, além de recomendar o uso de máscaras e o distanciamento social.

BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH

Data: 8 a 11 de junho

Horário: 10h às 20h (dias 8 e 9, das 10h às 13h, exclusivo para lojistas e profissionais do setor)

Local: Pavilhão de Exposições Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1451, Santana, São Paulo)

Para mais informações, credenciamento gratuito e inscrição nos eventos, clique aqui.

Apoio: Organis, Instituto Brasil Orgânico, SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais), Academia da Nutrição by Equilibrium e Catálogo Nacional de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis.

Acompanhe as novidades do evento no site e nas redes sociais:

www.biobrazilfair.com.br

www.naturaltech.com.br

Instagram / Facebook / YouTube / LinkedIn

Sobre a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e a NATURALTECH

Realizada pela Francal Feiras, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA e a NATURALTECH são as principais feiras do setor de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet. Elas são realizadas simultaneamente e reúnem os principais players do mercado em mais de 120 horas de conteúdo sobre inovações, tendências e novidades do setor. Nas edições anteriores, os eventos receberam mais de 40 mil pessoas e apresentaram ao menos 1.200 lançamentos ao mercado.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Informações para Imprensa:

2PRÓ Comunicação

Myrian Vallone

Marcela Lage

Teresa Silva

Email equipe – imprensa@francal.com.br

www.2pro.com.br


logo-manifest-francal

TOGETHER WE ARE MORE

Because the force that drives us is to develop connections with everyone and for everyone.

In a unique collaborative process, we intensify the dialogue with business partners, and we understand that the best decisions are the ones we truly make together. 

We evolved in adversity and found innovative ways to keep communities connected. 

The bonds that unite us came out strengthened from the challenging journey we faced. 

Today we are one market, a vibrant and thriving ecosystem that fosters business, connects and generates value. 

TOGETHER WE ARE MORE BUSINESS

Because generating profitable and lasting business relationships is in our DNA.

With agile systems we propose to learn fast, advance and scale with a purpose.

The future is no longer the same as before, and our performance shouldn’t be either.

TOGETHER WE ARE MORE PRESENT

Because human beings are gregarious and the best relationships grow in close proximity.

We believe that today’s conversations prepare us for what we will be tomorrow.

No technology takes the place of the physical world in our hearts and minds.

TOGETHER WE ARE MORE KNOWLEDGE

Because, in physical or virtual, we create and encourage the connection of business communities.

Our purpose is to keep these communities connected, integrated and innovative.

TOGETHER WE ARE MORE CONNECTED

Porque, no físico ou no virtual, criamos e estimulamos a conexão de comunidades de negócios.

Nosso propósito é manter estas comunidades conectadas, integradas e inovadoras.

TOGETHER WE ARE MORE CAREFUL

Because our priority has always been and will continue to be the well-being of all people.

In an increasingly technological world, we are back to being more human.

We are looking for a new well-being for a new society.

Let’s not pause, let’s not rewind. We will continue advancing together, because only then will we be able to go further.

TOGETHER WE ARE MORE

Francal Feiras

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.