Press Release

Seafood Show Connect: Boletim do último dia, 20 de outubro

Em sua primeira edição, realizada excepcionalmente no formato online neste ano, de 18 a 20 de outubro, o Seafood Show Latin America CONNECT assumiu o compromisso não só de promover a integração do mercado do pescado da América Latina com os demais países, mas também de abranger toda a cadeia produtiva.

Depois do primeiro dia dedicado às políticas públicas e do segundo voltado à indústria e à sustentabilidade, o terceiro e último dia do evento teve como foco os principais canais de distribuição do pescado, o varejo e o food service.

A programação foi aberta por Gregory Ribeiro, da Euromonitor International, com um estudo sobre as tendências e oportunidades do varejo nacional, segundo o qual 65% dos brasileiros têm no pescado sua fonte preferida de proteínas.

Duas grandes redes de supermercados, o Carrefour, representado pela diretora Comercial das Peixarias, Meg Fellipe, e a H.E.B., pela gerente de Desenvolvimento de Negócios no México, Paola Alejandra, relataram suas experiências.

Meg focou sua apresentação na importância da rastreabilidade: “Nossa percepção como fornecedores de alimento é que cada vez mais a rastreabilidade deixa de ser um diferencial do produto para se tornar uma exigência do mercado”. Já Paola se concentrou em demonstrar as adaptações para atender os consumidores durante a pandemia. Marco Quintarelli, consultor em Varejo e Nutrição, fechou o painel com um estudo sobre as qualidades nutricionais do pescado.

Food Service

Pelo food service, canal bastante afetado pelo fechamento dos estabelecimentos na pandemia e que, agora, inicia uma recuperação, falaram Julian Gasparini, gerente de Compras da LivUp, Marcelo Fernandes, CEO da Gastronomia MF, e Edson Leite, cozinheiro e fundador da Gastronomia Periférica, uma bem-sucedida iniciativa de inclusão social por meio da gastronomia. “Nossa ideia é alimentar as pessoas com comida e conhecimento na mesma proporção”, disse Edson.

Em transmissão ao vivo do Equador, os chefs de cozinha de La Escuela de los Chefs, Daniela Valverde e Igor Burlutskiy, prepararam um prato típico daquele país à base de camarão, banana e cacau equatoriano. Eles destacaram questões importantes como o aproveitamento dos subprodutos do pescado e o papel da gastronomia como identidade nacional.

Pequenos produtores

O painel seguinte tratou do acesso dos pequenos produtores de pescado aos canais de comercialização. Felipe Weber, diretor-executivo da Aruanã Consultoria e consultor do Sebrae e APEX-Brasil, apresentou o Selo Arte, uma iniciativa para agregar valor ao produto do microempreendedor e ampliar seu mercado.

Falaram em seguida as também consultoras Sarah de Oliveira, da Lex Experts, e Fatima Merlin, da Connect Shopper. Sarah defendeu a importância da pesca em pequena escala para a segurança alimentar e a geração de renda. Já Fátima deu orientações sobre como o gerenciamento de categoria no ponto de venda ajuda a aumentar as vendas, mas destacou: “O pescado ainda tem uma necessidade grande de comunicação no ponto de venda sobre seus diferentes benefícios, tipos e usos”.

Aumento do consumo

Do varejo para a ponta da cadeia, o consumidor, o último painel do Seafood Show Latin America CONNECT apresentou cases de campanhas bem-sucedidas para aumentar o consumo de pescado. Aline Molina, da COMEPESCA, trouxe a experiência e os resultados da campanha Pesca con Futuro, no México. Jessica Feller, do SINDIPI, e Francisco Medeiros, da PeixeBR, detalharam o processo de duas recentes campanhas nacionais, a Semana do Pescado e a Coma Mais Peixe, respectivamente.

Em 2022

Idealizada pela Francal Feiras e a plataforma de conteúdo Seafood Brasil, em 2022 a Seafood Show Latin America está confirmada para acontecer de forma presencial, de 17 a 19 de outubro de 2022, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

O evento vai manter seu propósito de integrar toda a cadeia do pescado latino-americana e estimular os negócios nacionais e internacionais num período estratégico para o planejamento da alta demanda para as festas de final de ano e Semana Santa.

SERVIÇO

SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA CONNECT

Data: 18 a 20 de outubro

Inscrições GRATUITAS abertas até 14h de hoje, 20 de outubro, programação e informações AQUI

Promoção/Realização: Francal Feiras e Seafood Brasil

Patrocínio: SEBRAE

Patrocínio Master: CERMAQ e BRUSINOX

Patrocínio Ativação Conteúdo: PromPerú, SIAM Canadian, Alaska Seafood Marketing Institute, SALT, Biolan, Newsan e Aliança do Atum

Patrocínio Ouro: Illari, Ecosac, Natural Fish, Spring Valley Seafood, Produmar, Coinrefri, Oceano Seafood, Fernández, Pecepe, Pacific Freezing, Maris Pescados e Aquachile

Apoio: Apex-Brasil, Abipesca, Abrapes, Peixe BR, Instituto da Pesca, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Euromonitor International, ANR – Associação Nacional de Restaurantes, CamarãoBR, BaresSP, Abrasel e Sindipi

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:

Instagram / Facebook / LinkedIn / Youtube

Use a hashtag: #SeafoodShow #SeafoodShowConnect

Mais informações para a imprensa

logo-manifest-francal

TOGETHER WE ARE MORE

Because the force that drives us is to develop connections with everyone and for everyone.

In a unique collaborative process, we intensify the dialogue with business partners, and we understand that the best decisions are the ones we truly make together. 

We evolved in adversity and found innovative ways to keep communities connected. 

The bonds that unite us came out strengthened from the challenging journey we faced. 

Today we are one market, a vibrant and thriving ecosystem that fosters business, connects and generates value. 

TOGETHER WE ARE MORE BUSINESS

Because generating profitable and lasting business relationships is in our DNA.

With agile systems we propose to learn fast, advance and scale with a purpose.

The future is no longer the same as before, and our performance shouldn’t be either.

TOGETHER WE ARE MORE PRESENT

Because human beings are gregarious and the best relationships grow in close proximity.

We believe that today’s conversations prepare us for what we will be tomorrow.

No technology takes the place of the physical world in our hearts and minds.

TOGETHER WE ARE MORE KNOWLEDGE

Because, in physical or virtual, we create and encourage the connection of business communities.

Our purpose is to keep these communities connected, integrated and innovative.

TOGETHER WE ARE MORE CONNECTED

Porque, no físico ou no virtual, criamos e estimulamos a conexão de comunidades de negócios.

Nosso propósito é manter estas comunidades conectadas, integradas e inovadoras.

TOGETHER WE ARE MORE CAREFUL

Because our priority has always been and will continue to be the well-being of all people.

In an increasingly technological world, we are back to being more human.

We are looking for a new well-being for a new society.

Let’s not pause, let’s not rewind. We will continue advancing together, because only then will we be able to go further.

TOGETHER WE ARE MORE

Francal Feiras

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.