Press Release

Seafood Show Connect: Boletim do segundo dia, 19 de outubro

No dia dedicado à indústria do pescado – captura, cultivo e processamento –, a programação do Seafood Show Latin America Connect não poderia deixar de fora um tema estreitamente ligado a esta atividade: a sustentabilidade.

O primeiro painel foi conduzido por Amy Novogratz, uma das maiores autoridades mundiais nos negócios sustentáveis do pescado e fundadora da Aqua-Spark, fundo global de investimentos em soluções saudáveis, acessíveis e produzidas dentro dos parâmetros ESG. Para ilustrar o trabalho de seu fundo, Amy convidou Valerie Robitaille, CEO da XpertSea, que relatou os cuidados da empresa na produção do pescado.

As inscrições, gratuitas, permanecem abertas até as 14h de hoje (20), último dia do evento. Clique AQUI

Do segundo painel, voltado à promoção global do pescado, participaram representantes do Peru (Karl Berger), Estados Unidos/Alaska (Carolina Nascimento), Equador (Edgar Novoa) e Noruega (Øystein Valanes).O diretor do Conselho Norueguês da Pesca no Brasil mostrou comoas megatendências mundiais (sustentabilidade, envelhecimento da população, urbanismo e impacto da tecnologia) e as tendências específicas do setor (novos canais de vendas, sustentabilidade, praticidade, saúde e bem-estar e transparência) devem direcionar os esforços e investimentos da indústria do pescado.

Intercâmbio

Na sequência, Pablo Rillo, diretor da ABRAPES, representou o Brasil no painel sobre o intercâmbio industrial no continente. “O pescado é um negócio internacional bem antes da internet e da globalização”, disse ele. Humberto Becerra Batista, presidente da Cámara Nacional de la Industria Pesquera y Acuícola, falou da importância estratégica da indústria da pesca para a segurança alimentar no México e sua relação com os demais mercados consumidores, enquanto Osciel Velásquez Hernández, presidente ALPESCAS, tratou do mesmo tema no âmbito da América Latina.

Sustentabilidade

O segmento da tarde teve início com a apresentação de uma pesquisa sobre os hábitos e demandas dos consumidores, conduzida pela diretora de Inovação e Insights da Mintel, Lynn Dornblaser.

No mesmo painel, Roberto Alonso, secretário-geral adjunto de ANFACO-CECOPESCA relatou a experiência inovadora da Espanha com a indústria 4.0, e a diretora do Instituto de Pesca de São Paulo, Cristiane Pinheiro Neiva, apresentou o trabalho do instituto para o aproveitamento dos subprodutos do pescado. “A busca do aproveitamento integral está extremamente ligada à questão da sustentabilidade”.

Sustentabilidade foi justamente o tema do último painel do dia. Após o professor do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UNESP, Wagner Cotroni Valenti, explicar as dimensões da Economia Azul – conjunto de atividades econômicas relacionadas aos oceanos, mares e costas – e seus princípios sociais e ambientais, a diretora-executiva da Paiche Consultoria e Treinamento, Cintia Miyaji, abordou a questão da sustentabilidade com destaque ao reconhecido trabalho que ela e demais parceiros realizam em prol do consumo consciente do pescado.

Para finalizar, Rodrigo Hazin, presidente da Norte Pesca, detalhou a criação, ações e resultados da iniciativa Aliança do Atum, uma união de produtores, processadores e consumidores em torno da sustentabilidade, que tem entre seus compromissos a captura legal e transparente, sanidade, qualidade, rastreabilidade, pesquisa e consumo responsável.

O Seafood Show Latin America Connect termina hoje (20) com uma programação voltada aos principais canais de comercialização do pescado, varejo e food service, e participação de representantes das redes Carrefour e H.E.B., LivUp, Euromonitor, Connect Shopper, entre outros.

SERVIÇO

SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA CONNECT

Data: 18 a 20 de outubro

Inscrições GRATUITAS abertas até 14h de hoje, 20 de outubro, programação e informações AQUI

Promoção/Realização: Francal Feiras e Seafood Brasil

Patrocínio: SEBRAE

Patrocínio Master: CERMAQ e BRUSINOX

Patrocínio Ativação Conteúdo: PromPerú, SIAM Canadian, Alaska Seafood Marketing Institute, SALT, Biolan, Newsan e Aliança do Atum

Patrocínio Ouro: Illari, Ecosac, Natural Fish, Spring Valley Seafood, Produmar, Coinrefri, Oceano Seafood, Fernández, Pecepe, Pacific Freezing, Maris Pescados e Aquachile

Apoio: Apex-Brasil, Abipesca, Abrapes, Peixe BR, Instituto da Pesca, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Euromonitor International, ANR – Associação Nacional de Restaurantes, CamarãoBR, BaresSP, Abrasel e Sindipi

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:

Instagram / Facebook / LinkedIn / Youtube

Use a hashtag: #SeafoodShow #SeafoodShowConnect

Mais informações para a imprensa

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.